A síndrome da congestão pélvica é causada por varizes nas veias ovarianas e pélvicas. Isso significa que o sangue parado nas veias dilatadas afeta os nervos circundantes, causando dor no útero, ovários e vulva.
A doença afeta geralmente mulheres de 20 a 50 anos e é incomum naquelas que nunca engravidaram.
O principal sintoma é a dor na pelve e na parte inferior das costas, que dura, em média, mais de seis meses. A dor geralmente torna-se pior durante períodos menstruais, em pé, no final do dia, após relação sexual e durante a gravidez.
As pacientes também podem apresentar sangramento menstrual anormal. As veias varicosas podem estar presentes na vulva, nádegas e coxas. Outros sintomas incluem desconforto retal e dor lombar crônica.
O diagnóstico pode ser feito com ultrassonografia pélvica transvaginal e ultrassonografia com doppler, mas os melhores métodos são a angiorressonância e a flebografia.
O tratamento deve ser realizado com analgésicos e medicamentos hormonais na tentativa de redução da congestão pélvica. Se não houver melhora, a embolização das veias varicosas da pelve pode ser a solução. Este procedimento minimamente invasivo é realizado por um cirurgião endovascular.
Comments