O endolaser é uma técnica minimamente invasiva que vem substituindo a retirada tradicional e cirúrgica da veia safena e outras varizes. Hoje, é considerado o padrão-ouro no tratamento da veia safena magna.
Nesta técnica, ao contrário da cirurgia, não é mais necessário realizar cortes para retirar a veia doente. O objetivo é “queimar” a veia defeituosa, formando uma cicatriz interna no local onde antes era a veia. Dessa forma, redireciona-se o fluxo de sangue para as veias normais, restaurando a circulação.
Para isso, identifica-se a veia doente pelo aparelho de ultrassom e punciona com precisão apenas ela, colocando dentro um aparelho chamado introdutor.
Por esse equipamento, é inserido uma pequena fibra que emite um laser pela ponta. Assim, o médico consegue posicionar o laser dentro das veias doentes, procedimento totalmente endovascular e minimamente invasivo.
Hoje, a principal contraindicação é se a veia safena estiver muito tortuosa, superficial ou extremamente dilatada.
Portanto, a escolha do método de tratamento dependerá da realização de um diagnóstico individualizado. Quanto menos evoluídas estiverem as varizes, mais simples poderá ser a técnica adotada.
Então, caso esteja sofrendo com este problema, procure um cirurgião vascular o quanto antes.
Comments