Com a chegada do frio, a circulação das pernas precisa de uma atenção especial, já que as baixas temperaturas podem causar complicações para a saúde. ⠀ O frio faz com que as artérias sofram uma vasoconstrição (diminuição do seu calibre), levando a uma diminuição da quantidade de sangue que chega nas extremidades, principalmente dos pés e das mãos. Por isso que sentimos essas regiões mais geladas no inverno. No entanto, em pacientes que já possuem um comprometimento da circulação, como a aterosclerose, essa diminuição do fluxo sanguíneo pode levar a uma piora abrupta do quadro com sintomas como: cansaço nas pernas, aumento da intensidade da dor, piora da dor no período noturno, cianose (rouxidão) dos pés e/ou das mãos, pele escamosa, formigamento e até perda de sensibilidade. ⠀ Os idosos são os que mais sofrem nesse período, devendo manter cuidados como:
Tomar bastante líquido Manter a rotina de atividade física Evitar exposição ao frio e ao vento ⠀ Cuidado! Nunca tente aquecer o membro usando uma fonte externa de calor (aquecedores, bolsas quentes ou banhos de água quente), pois muitos pacientes perdem a sensibilidade e acabam sofrendo queimaduras.
Para manter os membros aquecidos, proteja-os com meias grossas e confortáveis, calças, blusas, casacos, moletons, luvas, gorros e cachecóis Se você apresentou esses sintomas, procure um cirurgião vascular para esclarecer suas dúvidas e te orientar corretamente!
Commenti