Como manter a saúde das pernas no clima frio

Com a chegada do frio, a circulação das pernas precisa de uma atenção especial, já que as baixas temperaturas podem causar complicações para a saúde. ⠀​ O frio faz com que as artérias sofram uma vasoconstrição (diminuição do seu calibre), levando a uma diminuição da quantidade de sangue que chega nas extremidades, principalmente dos pés e das mãos. Por isso que sentimos essas regiões mais geladas no inverno.​ No entanto, em pacientes que já possuem um comprometimento da circulação, como a aterosclerose, essa diminuição do fluxo sanguíneo pode levar a uma piora abrupta do quadro com sintomas como: cansaço nas pernas, aumento da intensidade da dor, piora da dor no período noturno, cianose (rouxidão) dos pés e/ou das mãos, pele escamosa, formigamento e até perda de sensibilidade.​ ⠀​ Os idosos são os que mais sofrem nesse período, devendo manter cuidados como:​​

Tomar bastante líquido​ Manter a rotina de atividade física​ Evitar exposição ao frio e ao vento​ ⠀​ Cuidado! Nunca tente aquecer o membro usando uma fonte externa de calor (aquecedores, bolsas quentes ou banhos de água quente), pois muitos pacientes perdem a sensibilidade e acabam sofrendo queimaduras. ​​

Para manter os membros aquecidos, proteja-os com meias grossas e confortáveis, calças, blusas, casacos, moletons, luvas, gorros e cachecóis Se você apresentou esses sintomas, procure um cirurgião vascular para esclarecer suas dúvidas e te orientar corretamente!