Cirurgia Endovascular é uma subespecialidade da Cirurgia Vascular em que o tratamento das doenças circulatórias é feito com cateteres e guias, manipulados à distância e controlados por monitores.
Os cateteres são tubos finos que navegam pelo sistema circulatório e servem para tratar problemas arteriais como: aneurisma, doença carotídea, doença arterial obstrutiva, além de problemas venosos como varizes e trombose venosa.
Este tipo de tratamento requer cortes menores. E, muitas vezes, pode ser realizado com um simples orifício na virilha, diminuindo consideravelmente o tempo de recuperação.
Na década passada, a maior parte dessas doenças eram tratadas por cirurgias convencionais, que ocasionavam maior morbidade e maior tempo de internação.
Atualmente, 90% dos procedimentos vasculares são realizados por via endovascular, resultando em menor tempo de recuperação e menor desconforto para o paciente.
Mas, o melhor método de tratamento para um problema vascular depende muito de cada caso.
O cirurgião vascular é o especialista responsável pelos tratamentos cirúrgicos mais complexos e capaz de orientar com maestria a melhor opção para cada situação.
Comments