Existem inúmeras modalidades de procedimentos cirúrgicos ou não, para o tratamento das varizes. Elas podem ser usadas individualmente ou combinadas, para um melhor resultado.
As principais técnicas são:
Cirurgia convencional: ainda muito indicada e sem comprovação de que outros métodos sejam melhores, a cirurgia convencional remove mecanicamente as veias doentes e acredite: elas não farão falta! A cirurgia convencional é indicada para melhora dos sintomas e também para cicatrização das úlceras varicosas.
Laser endovascular e radiofrequência: também indicados como métodos seguros e muito eficientes, são preferidos por serem pouco invasivos (não precisam de cortes) e necessitam de um tempo menor para recuperação no pós-operatório. São de indicação individualizada para cada paciente e apresentam os mesmos resultados que a cirurgia convencional quanto ao controle dos sintomas e cicatrização das feridas.
Escleroterapia: consiste na injeção de substâncias esclerosantes como polidocanol e/ou glicose concentradas, em diluições e formas diferenciadas (líquido ou espuma) e pode ser usada para tratar desde as telangiectasias ou vasinhos até as veias mais calibrosas. No caso de varizes calibrosas, o uso da espuma deve ser estudado e individualizado, levando em consideração inúmeros fatores como coloração da pele, riscos da cirurgia convencional e sempre deve-se expor ao paciente os riscos inerentes desse procedimento, como trombose venosa profunda e outros.
Cuide de suas pernas, procure um cirurgião vascular para te oferecer o melhor tratamento!
Comments