Cada especialidade médica tem suas particularidades. E também os procedimentos cirúrgicos que são mais realizados. No caso da cirurgia vascular, existem 3 cirurgias com maior incidência.
São elas:
1 - Cirurgia de varizes
2 - Revascularização de membros
3 - Cirurgia de carótidas
Ficou curioso(a)? Entenda um pouco mais sobre a indicação de cada um dos procedimentos:
A cirurgia de varizes é indicada para quadros mais severos, quando há alterações circulatórias graves, como por exemplo, quando o sangue flui no sentido contrário em vez de retornar para o coração.
E existem vários tipos de tratamento para as varizes, sendo a tradicional mais utilizada.
No procedimento tradicional ocorre a remoção total ou parcial da veia problemática, geralmente feito com anestesia geral ou raquidiana e por meio de duas pequenas incisões, uma no tornozelo e outra na virilha, por onde a veia safena é retirada.
A revascularização de membros inferiores é indicada quando há um comprometimento grave da circulação arterial, colocando em risco de amputação o membro afetado.
Basicamente, podemos utilizar a angioplastia ou a cirurgia aberta, conhecido como cirurgia de ponte ou ByPass, que revascularização consiste na construção de um novo caminho para o fluxo de sangue, feito por meio de um enxerto - que pode ser feito com partes de uma veia ou um tubo sintético que contorna a lesão, permitindo que o sangue flua novamente.
Já a cirurgia de carótidas é indicada quando existe uma obstrução muito acentuada nessas artérias. As carótidas são os principais vasos que conduzem o sangue ao cérebro e ficam localizadas nas laterais do pescoço. Sua desobstrução pode ser feita de duas maneiras: pela endarterectomia (cirurgia convencional, feita por meio de uma incisão para a retirada do material que está obstruindo a passagem do sangue) ou pela colocação de um stent vascular (prótese metálica em forma de tubo).
Comentarios