Alimentação e saúde vascular: o que realmente faz diferença?
- Fernando Henrique Brondi
- 3 de abr.
- 2 min de leitura

Antigamente acreditava-se que havia alimentos vilões e heróis para nossa saúde, sendo que precisávamos retirar totalmente os alimentos que nos faziam “mal” e comer somente, e tão somente, o que nos faziam “bem”. Tanto as gorduras, e mais recentemente os carboidratos, foram tidos como alimentos nocivos.
No entanto, estudos recentes têm demonstrado que todos os nutrientes são importantes e que os alimentos podem nos fazer bem ou mal, a depender do modo como são preparados e da quantidade ingerida. Tanto as gorduras como os carboidratos são fontes de energia e devem estar inseridos de maneira regular na nossa alimentação, assim como as proteínas, fibras e vitaminas.
Mas, quais alimentos devo comer para prevenir as doenças vasculares? Apresento várias opções ricas em antioxidantes: Alimentos ricos em vitamina C, como as frutas ácidas; Chá verde, rico em polifenóis, assim como o chá branco e o preto; Cacau com flavonóides; Suco de uva, açaí e frutas vermelhas possuem resveratrol e protoantocianidina; Alho e cebola roxa contêm alicina e antocianinas; Peixes, como sardinhas, azeite e linhaça ricos em ômega 3; Feijão.
Mas lembre-se: o importante não é apenas consumir um tipo de alimento ou nutriente, mas sim manter uma dieta balanceada e adequada às suas necessidades. Além disso, ingerir uma quantidade de água ideal e praticar atividade física regular também são grandes aliados para a prevenção das doenças vasculares!
Converse com seu médico para saber qual a melhor dieta para você!
Médica especializada em Cirurgia Vascular
CRM: 31514-SC
RQE: 21033 e 21034
(47) 3355-2834
Av. Otto Renaux, 445 – São Luiz
Brusque/SC – CEP: 88351-301
BRUSLIFE CENTRO MÉDICO
Shopping RIVER MALL
Comments